Cabo Frio inicia monitoramento de fauna no Parque do Mico-Leão-Dourado

0
7
Foto: Divulgação/SECOM

Câmeras trap auxiliam na preservação ambiental e fortalecem o ICMS Ecológico

A Prefeitura de Cabo Frio deu início ao programa de monitoramento de fauna no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios. Nesta primeira etapa, duas câmeras trap foram instaladas em pontos estratégicos, enquanto outras cinco ainda serão distribuídas em unidades de conservação do município. Os equipamentos são mundialmente utilizados para registrar animais silvestres em seu habitat natural, sem interferência humana.

O projeto é fruto de convênio firmado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. As câmeras funcionam com sensores de movimento e calor, disparando automaticamente fotos ou vídeos quando detectam a presença de animais ou pessoas. Camufladas e georreferenciadas, elas permitem tanto a coleta de informações sobre a biodiversidade quanto o combate a atividades ilegais, como caça ou entrada irregular em áreas protegidas.

Além de ampliar os registros da fauna local, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento das políticas ambientais e garante pontos para o chamado ICMS Ecológico – mecanismo estadual que aumenta a participação dos municípios na arrecadação do imposto conforme seus investimentos em preservação, criação de unidades de conservação e proteção de mananciais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, a ação representa um avanço no cuidado com as áreas protegidas. “Percorremos mais de dois quilômetros para instalar as primeiras câmeras no interior da mata. Elas vão reforçar nosso monitoramento da fauna e ajudar no combate à caça ilegal, além de fortalecer o ICMS Ecológico e reafirmar nosso compromisso com a proteção do patrimônio natural”, destacou.

Com tecnologia aliada à preservação, Cabo Frio dá um passo importante na proteção da biodiversidade da Serra e do litoral, ampliando a segurança das unidades de conservação e garantindo mais recursos para investir em novas ações de sustentabilidade.

Fonte: Secom Pref. Cabo Frio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui