Ação que conta com a colaboração da Prefeitura de Macaé-RJ acontecerá no Engenho da Praia e visa preparar, especialmente, os jovens para oportunidades de acesso ao mercado profissional
Após o sucesso da primeira edição realizada na Aroeira, a BRK, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Macaé-RJ, vai promover mais uma “Oficina de Elaboração Curricular e preparação para entrevistas de emprego”. O evento, que conta com a colaboração da Prefeitura, tem como foco a contribuição na preparação, em especial dos jovens, para o mercado de trabalho, ampliando as chances de escolha em processos de seleção e preenchimento cadastros de reserva. A oficina vai acontecer no dia 17 de outubro (quinta-feira), às 18h30, no Colégio Municipal Engenho da Praia.
As inscrições para a participação já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de outubro, pelo WhatsApp do Plantão Social da BRK, no número (22) 99878-0023, ou pelo e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br, informando nome completo, e-mail e telefone para contato. Vale ressaltar que as vagas são limitadas e, atingindo o número de interessados, pode haver alteração no período de inscrições.
A “Oficina de Currículos” será ministrada pela supervisora de RH da BRK, Phaola Lemes. Durante a apresentação, serão abordados temas do tipo “como elaborar um currículo sem ter experiência profissional” e “como se portar em uma entrevista de emprego”, entre outros assuntos relacionados às dúvidas que costumam ser frequentes, principalmente entre os jovens que ainda não tiveram a oportunidade de acesso à uma vaga formal de trabalho. Após o treinamento, os participantes ainda serão orientados sobre como podem fazer o cadastro no banco de talentos da própria concessionária para futuras oportunidades.
– A preparação para ocupar as vagas de emprego que surgem no mercado de trabalho é muito importante, desde a qualificação até a busca por oportunidades de enriquecer o conhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional. E a Oficina é uma ótima oportunidade exatamente para isso – explica Phaola, que tem formação em Psicologia e é pós-graduada em Gestão de Pessoas.
Para Glauco Simas, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, a cidade passa por um momento de crescimento com relação à oferta de vagas de emprego. De acordo com ele, as iniciativas de incentivo ao ingresso no mercado de trabalho promovidas, tanto por meio de políticas públicas, quanto por ações das empresas, são muito positivas, em especial, para os jovens:
– O que vemos hoje é que o mercado está crescendo com esse hub de desenvolvimento que Macaé está passando. Temos uma demanda reprimida de mais de cinquenta mil vagas e somos considerados a “Cidade da Energia”. Mas só ocupa essas vagas quem tem qualificação. Hoje, esse processo que o município, a BRK e outras empresas estão fazendo de inclusão e de incentivo à inserção, em especial, de quem busca o primeiro emprego, é o caminho certo – pontuou o secretário.