
Campanha reforça importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho
A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu, nesta terça-feira (29), a campanha Abril Verde 2025 – Prevenção é sempre o melhor caminho, com uma programação especial na Praça José Pereira Câmara, no Centro da cidade.
A ação, aberta ao público, celebrou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, lembrados em 28 de abril.
Organizado pela Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT-RO) — que integra o Conselho Municipal de Saúde — o evento teve apoio das secretarias de Administração e Assistência Social, além da participação da Pastoral da Aids. Saúde
Durante o dia, os moradores participaram de atividades de ginástica laboral, aferição de pressão arterial, ações educativas em saúde, além de simulados de Primeiros Socorros e de Prevenção e Combate a Incêndios, promovidos pela Defesa Civil e pela Secretaria de Assistência Social.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, destacou o papel da prevenção:
“Muitas pessoas trabalham com dores, indispostas, sem perceber o impacto disso em sua saúde. A campanha visa conscientizar sobre a importância de cuidar do corpo e da mente no ambiente de trabalho.”
Gunavarro Felipe, chefe do Programa Saúde do Trabalhador, alertou para os riscos ocupacionais, especialmente no trânsito:
“Em Rio das Ostras, temos registrados muitos acidentes envolvendo motociclistas, que são mais vulneráveis. Prevenir é essencial para evitar incapacidades.”
Para Maria Christina de Souza, coordenadora da CISTT-RO, a administração pública deve ser protagonista no fortalecimento das políticas voltadas à saúde do trabalhador:
“Nosso objetivo é abrir diálogo com a população. O Conselho Municipal de Saúde está à disposição para acolher demandas e orientar.”
A moradora Isabela Santos, de Nova Cidade, aprovou a iniciativa:
“Essas campanhas fazem a diferença. A prevenção salva vidas e garante um ambiente de trabalho mais seguro e humano para todos.”
Por: Redação