Iniciativa promove ordenamento da vegetação ao redor da fortaleza histórica com retirada de espécies exóticas e manejo das nativas.
A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, com o apoio da Comsercaf, iniciou, nesta sexta-feira (17), uma ação de ordenamento da vegetação na Praia do Forte, em Cabo Frio. O trabalho solicitado pelas Secretarias da Cidade e da Cultura tem como objetivo principal a conservação do meio ambiente e a harmonização da paisagem ao redor do Forte São Mateus, um dos principais símbolos históricos e turísticos da cidade.
A iniciativa conta com o suporte de especialistas da Equipe Verde, da Secretaria de Meio Ambiente, responsáveis por avaliar as espécies vegetais presentes na área, com foco em identificar o que é nativo e o que é exótico, além de analisar a densidade das plantas.
As principais ações são: a supressão de espécies exóticas, que não são nativas, como os amendoeiros, e que estão sendo retiradas, pois apresentam comportamento agressivo que prejudica o desenvolvimento das plantas nativas por competição; e o controle da densidade das espécies nativas, para garantir a harmonia entre a vegetação e o entorno do Forte. Algumas espécies nativas estão sendo manejadas de forma controlada.
Após a retirada das espécies exóticas, a área passará por um processo de revegetação, com o plantio de espécies nativas adequadas ao ecossistema local. Também serão implementadas medidas de ordenamento, como a instalação de mourões e a reorganização da vegetação.
“O trabalho busca não apenas preservar a vegetação nativa, mas também promover uma integração equilibrada com o patrimônio histórico, reforçando o cuidado com o meio ambiente e a valorização dos símbolos culturais de Cabo Frio”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
Sobre o Forte São Mateus
O Forte São Mateus, tombado pelo IPHAN, é um importante patrimônio histórico nacional. Construído no século XVII pelos portugueses, desempenhou um papel essencial na defesa da costa brasileira contra as invasões francesas e holandesas. Sua estrutura, feita de pedra e argamassa com cal e óleo de baleia, é um marco da história de Cabo Frio.
O Forte está aberto à visitação diariamente, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.
Fonte: Secom Pref. Cabo Frio