Pacientes do Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacir Santos (Barracão) em Macaé, participaram na manhã desta quarta-feira (16), uma roda de conversa e um lanche para celebrar o Outubro Rosa.
A Gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luzia Santana, o Outubro Rosa é a reafirmação de um trabalho que toda equipe de saúde faz diariamente nas unidades de saúde, durante todo o ano, com o objetivo da prevenção do câncer de mama nas mulheres e nos homens.
“Como esse mês foi instituído pelo Ministério da Saúde para as equipes de saúde se mobilizar e enfatizar a importância da prevenção do câncer de mamas, todas as 42 equipes da Estratégia Saúde da Família e as 10 Unidades Básicas de Saúde, estão se mobilizando para promover esse encontro junto com a participação das pacientes, levando orientações, informações e tirando dúvidas”, contou.
O momento de bate-papo informativo contou com a apresentação da enfermeira Nívea Cheim que falou para as pacientes assistidas no local, sobre a importância do autoexame da mama, como forma de prevenir o câncer de mama e ainda a realização de mamografia para ajudar no diagnóstico.
“Caso haja a necessidade, as pacientes são encaminhadas para fazer a mamografia no Hospital São João Batista. O encaminhamento é realizado pelo ginecologista que atende aqui no Barracão”, explicou.
Além de ressaltar a importância de realizar o autoexame e a mamografia, as pacientes tiveram informações da nutricionista, Aline Martins, que ressaltou a importância de uma alimentação saudável para a prevenção do câncer de mama.
De acordo com ela, alimentos como, frutas, verduras e legumes que contém nutrientes, como vitaminas e fibras, auxiliam as defesas naturais do corpo.
“É recomendado consumir no mínimo cinco porções de frutas, legumes e verduras variadas todos os dias”, explicou.
A técnica em Contabilidade, Vivian Pinheiro, que é paciente do Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacir Santos (Barracão), ressaltou a importância de se prevenir.
“Sempre faço o autoexame e agora estou como encaminhamento para fazer o exame de mamografia. Acho muito importante se prevenir, pois conheço pessoas que tiveram a doença, inclusive a minha sogra. Por isso, me cuido muito”, disse.
Créditos Secom Pref de Macaé