Parque Natural Municipal Mico Leão Dourado: Um Refúgio de Preservação e Perseverança em Tamoios

0
136
Fotos Vilma Telemos

O Parque Natural Municipal Mico Leão Dourado, localizado em Tamoios, distrito de Cabo Frio, RJ, é um exemplo de perseverança e compromisso com a preservação ambiental. Criado em 1997 por decreto municipal, o parque abrange uma vasta área equivalente de 716 hectares, o objetivo do local é preservar e defender uma das últimas áreas com remanescentes florestais da Mata Atlântica, que ao longo dos anos, enfrentou inúmeros desafios, incluindo invasões de terras, construções irregulares e tráfego ilegal de animais, problemas que trouxeram impactos ambientais significativos.


Nos últimos anos, porém, o parque tem passado por uma revitalização significativa. Após a reabertura definitiva de sua sede, uma equipe dedicada de profissionais trabalha diariamente para manter e melhorar as condições do parque. Entre as atividades realizadas estão o plantio de sementes nativas, coletadas no próprio parque, e a criação de mudas utilizadas para o reflorestamento de áreas degradadas. A fiscalização das áreas é realizada pela Guarda Ambiental, que também monitora o local para garantir a proteção das espécies e o cumprimento das leis ambientais.


O parque não é apenas um santuário para a fauna e flora locais, mas também um centro de educação ambiental e pesquisa. No laboratório meliponário das abelhas sem ferrão, por exemplo, visitantes podem aprender sobre a importância desses insetos para o ecossistema. Trilhas interpretativas são oferecidas para crianças das escolas municipais, promovendo a conscientização desde cedo.


Uma das atrações mais encantadoras do parque é a presença dos micos-leões-dourados, primatas que cativam os visitantes com suas acrobacias e comportamento enérgico. Além disso, a beleza natural do parque é exemplificada por uma majestosa árvore conhecida carinhosamente como “OCA”, um cajueiro de impressionante dimensão e circunferência.


Em entrevista, Alessandra Rangel, Secretária Adjunta de Meio Ambiente e Saneamento de Tamoios, destacou a importância das ações de reflorestamento no parque. Com mais de 58 mil mudas plantadas em áreas degradadas, o projeto de cercamento da orla de Tamoios, em parceria com o Instituto EcoVida, é uma das principais iniciativas para preservar a restinga e restaurar áreas afetadas pelo descarte irregular de resíduos.


Alessandra, que também é quilombola do Quilombo Maria Romana, expressou seu orgulho em liderar esses esforços. “Estamos colhendo os frutos desse trabalho e lutando pela conscientização da população em relação à conservação e preservação das espécies nativas da região”, afirmou ela.

O Parque Natural Municipal Mico Leão Dourado está aberto para visitas de segunda a sexta, das 8h às 16h, e nos finais de semana e feriados, das 9h às 15h. Para quem deseja explorar essa joia natural, o parque está localizado na Estrada Mico-Leão-Dourado, S/N – Centro Hípico, Cabo Frio – RJ. Mais informações e rotas estão disponíveis no site oficial de turismo de Cabo Frio.

Fotos e vídeos: Vilma Telemos/ Jornal O Sol

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui