
Encontro pedagógico enfatiza práticas seguras de armazenamento e integridade dos produtos
Nesta segunda-feira,( 7) a Vigilância Sanitária de Rio das Ostras promoveu um encontro educativo com empresários do setor de pescado, com o objetivo de orientar os proprietários de peixarias sobre as práticas adequadas para garantir a qualidade e a segurança alimentar dos produtos.
O foco da reunião foi a conservação correta dos pescados, com destaque para a importância de uma estrutura padronizada, ambiente limpo e higienizado, além do uso adequado de acondicionamento. Também foram abordadas boas práticas no manuseio, como o cuidado com cortes e limpeza dos produtos, uso de água potável e a forma correta de exposição das mercadorias. Foi reforçado que peixes, camarões e outros crustáceos não devem ser mantidos imersos em água, mas sim conservados no gelo, evitando a perda de qualidade e integridade dos alimentos.
Durante o encontro, a Vigilância também alertou para a importância de seguir rigorosamente as normas sanitárias e a legislação municipal vigente, incluindo os padrões de higiene dos estabelecimentos e dos manipuladores de alimentos, como o uso de vestimentas adequadas, luvas, toucas e botas.

A iniciativa surge em função do aumento na comercialização de pescados e da intensa movimentação de visitantes durante a Semana Santa. A ação também foi motivada por uma vistoria realizada no mês passado, que resultou na notificação de estabelecimentos e no descarte de mais de 60 kg de pescados armazenados de forma inadequada, situação que gerou preocupação e prejuízo para os comerciantes.
A Vigilância Sanitária reforça que está disponível para receber denúncias e esclarecer dúvidas por meio do e-mail: vigilanciasanitaria.ro@gmail.com.
Fonte: Vigilancia Sanitária.