
Ação reforça educação ambiental, preservação das espécies e o cuidado com o futuro.
Uma tarde diferente marcou esta sexta-feira em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. Alunos das escolas públicas municipais acompanharam a soltura de uma tartaruga-verde na Prainha — momento simbólico e emocionante, visto que a espécie está na lista de ameaçadas de extinção no Atlântico Sul.
A tartaruga havia sido resgatada em situação de risco e passou por cuidados intensivos do Instituto BW. Agora recuperada, pôde retornar ao oceano, local onde já circulam outras espécies marinhas que encantam moradores e visitantes. As crianças, no entanto, não apenas assistiram: aproveitaram para aprender mais sobre preservação, descarte correto de lixo e impacto humano no meio ambiente. Thiago Graça, Thiago Graça – Zootecnista e Educador Ambiental do Instituto BW, conversou com os pequenos, que participaram ativamente com perguntas, opiniões e curiosidades — um deles, inclusive, contou que já chegou a “dar de cabeça” em uma tartaruga nadando pela região.


O secretário de Meio Ambiente, Samuel Barreto, destacou que a educação ambiental dentro das escolas é essencial, tendo em vista que são as crianças que irradiam esse conhecimento para dentro de casa e para o futuro. “Elas precisam vivenciar na prática aquilo que aprendem na teoria, portanto, formar essa consciência desde cedo é fundamental”, afirmou.
Foi um momento de alegria, conhecimento e de celebração ao retorno para casa dessa grande nadadora dos oceanos.
Preservar é cuidar do futuro.
Contato para Resgate de Animais Marinhos
Projeto de Monitoramento de Praias – PMP-BC/ES
0800 991 4800
Por Redação
Fotos: VTelemos






