Fiscalização combate loteamentos ilegais em Tamoios e retira cercado irregular no Parque do Mico-Leão-Dourado

0
99
Foto: Divulgação/SECOM

Ação conjunta atende demanda do Ministério Público e reforça combate a crimes ambientais no distrito de Cabo Frio

Uma operação de fiscalização ambiental realizada nesta quarta-feira (28) identificou loteamentos irregulares em diversas áreas de Tamoios, distrito de Cabo Frio, com destaque para ações no Parque do Mico-Leão-Dourado e nas estradas do Gargoá e Chavão. A força-tarefa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, com apoio da Fiscalização Fundiária, Guarda Marítima e Ambiental, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) e Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ).

No Parque do Mico-Leão-Dourado, um dos principais pontos de preservação ambiental do distrito, as equipes confirmaram a retirada de um cercado irregular utilizado para criação de cavalos. A medida atende a uma solicitação do Ministério Público, que há mais de três anos exige a remoção desses animais da área protegida. A prática de cercar terrenos em áreas de preservação para uso particular é proibida por lei e causa sérios danos ao ecossistema local.

Ainda em Tamoios, na Estrada do Gargoá, foram encontradas diversas placas de venda de terrenos sem qualquer autorização legal. As sinalizações foram removidas pelas equipes do Creci-RJ. Já no bairro Chavão, também em Tamoios, foi constatada a existência de loteamentos irregulares.

Na Estrada de São Jacinto, os fiscais identificaram a abertura de um novo loteamento irregular, com desmatamento, construções em andamento e abertura de ruas. Um agravante registrado em imagens da operação foi a escavação de covas para enterrar árvores cortadas — prática que evidencia tentativa de ocultação de crimes ambientais.

O responsável pelo loteamento em São Jacinto não foi localizado, mas recebeu uma notificação para se apresentar à Secretaria de Meio Ambiente com as licenças necessárias.

A Prefeitura de Cabo Frio reforça que a compra e venda de lotes irregulares não têm respaldo legal e geram impactos ambientais severos. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3199-1313.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui