Cultura macaense em destaque no 8º Beer Beach Burger

0
68
Fotos: Andréa Lisboa

Autores locais, grafite e artesanato encantam o público na Praia dos Cavaleiros

A 8ª edição do Beer Beach Burger, realizada de 5 a 8 de junho, movimentou culturalmente a orla da Praia dos Cavaleiros, em Macaé, reunindo gastronomia, música, artes visuais e literatura em um só evento. O festival superou as expectativas de público e aqueceu a economia local, com destaque para a participação de escritores macaenses no projeto Estante Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura do município.

Entre os autores presentes, a jornalista e contadora de histórias Andréa Pessanha, membro da Academia Macaense de Letras, apresentou os livros infantis Mimi, a gata mimada e As aventuras de Moema na floresta, que integram o projeto “Deixa Eu Contar”, voltado à valorização das culturas afro-brasileira e indígena.

O publicitário e escritor Cleber de Moraes destacou-se com Verde Louro, obra que une mitologia tupi-guarani, tecnologia e sustentabilidade, voltada ao público jovem, com direito a minijogos e audiobooks.

A escritora e professora Nathália Andraus, também da Academia Macaense de Letras, participou ao lado da filha, Maria Sophia Andraus Guedes, autora mirim. Elas apresentaram livros infantis como Criativamente, Contos de Fogueira e O Jabuti e o Leopardo, abordando temas como ancestralidade e meio ambiente.

Outro nome presente foi o da historiadora e roteirista Daiana de Souza, que lançou o e-book Amiga com Piscina, romance de formação com foco na vivência negra em Macaé, concorrente ao prêmio Kindle Vozes Negras da Amazon.
O espaço também contou com a presença dos autores Raíla Maciel, Rildo Santos Loureiro, Zaira Gonçalves, Gerson Dudus e Kátia Teixeira, ampliando o alcance e a diversidade da produção literária local.

Além da literatura, o grafite teve espaço de destaque com a participação de 14 artistas macaenses. Entre eles, o casal Marina Hera e André Eros levou telas de inspiração oriental à galeria montada no evento. A arte urbana ganhou ainda os estandes e a entrada principal do festival.

O artesanato local também marcou presença com 33 estandes do Polo de Artesanato de Macaé, na segunda maior edição já realizada pela associação.
Com shows variados, de rock a rap, e uma grande movimentação nos estandes gastronômicos, o evento encerrou com clima de celebração e desejo de continuidade.

Fonte: Secom Pref. Macaé

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui