Alerj participa de seminário sobre protagonismo do Rio na indústria do petróleo

0
30
Foto: Divulgação Alerj

O Estado do Rio reafirma seu papel estratégico como potência energética do Brasil. Durante o seminário “A Força do Petróleo do Rio de Janeiro – Um Gigante Energético”, realizado no Campo Olímpico de Golfe, especialistas e autoridades destacaram que o estado responde por 89% da produção nacional de petróleo e 76% da de gás natural. O evento, promovido pela Secretaria de Energia e Economia do Mar (Seenemar), discutiu também os caminhos para uma transição energética sustentável e justa.

Representando a Alerj, o deputado Luiz Paulo chamou atenção para a disparidade na distribuição dos recursos gerados pelo pré-sal, que pode tirar do Rio cerca de R$ 18 bilhões em participação especial. “Somos responsáveis por mais de 80% da produção nacional de petróleo, mas não recebemos proporcionalmente pelas novas descobertas, que operam sob regime de partilha”, criticou, reforçando a necessidade de uma revisão no pacto federativo.

Além da força no petróleo e gás, o Rio se posiciona como referência em biogás, biometano e energia eólica offshore. Com 15 projetos de parques eólicos em fase de licenciamento, a expectativa é gerar mais de 210 mil empregos verdes nos próximos anos. Iniciativas como o Corredor Sustentável e os ônibus movidos a gás natural também mostram o comprometimento com a descarbonização e a mobilidade limpa.

Fonte: Ascom Alerj

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui